Sessão de Apresentação Pública

Em 10 de março de 2020, pelas 18.15m, foi apresentado na Biblioteca Municipal de Arganil, o Plano de Ação do projeto CLDS 4G Arganil, “Capacitar o Presente, Consolidar o Futuro”.
Marcaram presença na mesa de honra o Diretor do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social – Eng.º Ramiro Miranda, o Presidente da Câmara Municipal de Arganil – Dr. Luís Paulo Costa, o Presidente da Assembleia Municipal – Eng.º Ricardo Pereira Alves, o Presidente do Centro Social e Paroquial de Coja, Entidade Coordenadora Local de Parceria do CLDS 4G Arganil – Padre Daniel Rodrigues e o Coordenador do CLDS 4G Arganil – Dr. Rui Reis.
Estiveram também presentes os representantes das Entidades Locais Executoras das Ações, nomeadamente, Passo a Passo com a Criança e a Família – Associação de Ajuda Psicossocial; Centro Social e Paroquial do Sarzedo e Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva.
Contou-se igualmente com uma plateia preenchida com inúmeros representantes de variadas entidades, nomeadamente, os representantes das juntas de freguesia, comunicação social e instituições/parceiros do concelho, entidades essas, que serão determinantes para o bom desempenho e prossecução dos objetivos que o CLDS 4G Arganil se propõe atingir.
Utilizando as palavras do coordenador do CLDS 4G Arganil, este “é um projeto alicerçado numa lógica de intervenção multissectorial que visa um trabalho de proximidade, sistemático e integrado junto dos beneficiários com o objetivo de os capacitar e integrar nos vários domínios preconizados pela operação.
Visa, igualmente, uma intervenção de continuidade com o CLDS 3G, não perdendo, no entanto, a sua identidade.
Para a construção desta nossa identidade, consideramos que é fundamental o envolvimento e participação de todos e de cada um de vós, é nossa visão que só se poderá desenvolver um projeto que constitua uma verdadeira mais valia para a população mais desfavorecida e necessitada do nosso concelho, se for mobilizada uma ação integrada e concertada com os diferentes agentes que operam no terreno. Ou seja, ser um projeto de todos, com todos e para todos”.
Para o efeito, as ações deste projeto estão integradas em três eixos obrigatórios, Eixo de intervenção I – Emprego, Formação e Qualificação; Eixo de intervenção III – Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa; Eixo de intervenção IV – Auxílio e intervenção
emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários e um não obrigatório, Eixo de intervenção II – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil. Contempla na totalidade 24 ações e abrangerá, no mínimo, 705 destinatários.
O CLDS 4G Arganil conta com 4 elementos técnicos, entre os quais, 1 coordenador, 2 assistentes sociais e 1 gestora.
O projeto está sediado na vila de Arganil, sendo a sua área total de atuação o concelho de Arganil.