Empreende + – Projeto Exploradores
Empreender CÁ, podia ser o nome desta edição do Exploradores@SerradoAçor – Edição Empreendedorismo que contou com a participação de 8 jovens estudantes do Agrupamento de Escolas de Arganil que ao longo de 4 dias exploraram as potencialidades naturais, endógenas e turísticas do seu território, pensando sobre o mesmo e desenvolvendo um projeto empreendedor com aplicabilidade local.
Uma atividade promovida pelo CLDS 4G Arganil e organizada em parceria com o Município de Arganil que recorreu ainda à parceria estratégica com a Escola Superior Agrária de Coimbra, (ESAC), com o Agrupamento de Escolas de Arganil (AEA), Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Juntas/Uniões de Freguesia de Benfeita e Cepos e Teixeira.
Iniciaram a sua aventura no passado dia 12 onde no período da manhã tiveram a oportunidade de conhecer o INOPOL sediado na ESAC. Aqui puderam contactar com 2 projetos inovadores na área dos recursos naturais e endógenos e ter uma mentoria sobre o que é o empreendedorismo e como construir uma ideia de negócio. Seguiu-se a visita à Quinta da Vumba em São Martinho da Cortiça e ao projeto Farnel da Boutique em Côja.
O 2º dia iniciou com uma ação formativa de primeiros socorros ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Côja, seguindo-se a visita à Mata da Margaraça e Fraga da Pena dois dos ex-líbris da nossa região, motores de desenvolvimento do nosso turismo e possuidores de tesouros biológicos únicos no mundo. O dia terminou com um Workshop de construção de colheres de pau na localidade dos Pardieiros, ministrada pelo Sr. Jorge.
O 3º dia de atividade iniciou com uma visita ao produtor local Donanna, onde os jovens, além de conhecerem a história por detrás da criação do negócio, puderam ver os processos de produção de licores e de doces, seguindo-se uma viagem até aos Cepos onde visitaram todo o processo por detrás do projeto das cabras sapadoras do Rebanho Comunitário dos Baldios de Cepos e Casal Novo, bem como, um dos projetos de reflorestação que se seguiu aos grandes incêndios de 2017.
Foram 4 dias intensos, mas gratificantes de trabalho onde os três principais objetivos do projeto se cumpriram, pois, cremos que estes jovens se tornaram verdadeiros embaixadores da Serra do Açor. Acreditamos que serão cidadãos ativos na promoção e valorização desta região; acreditamos que conseguimos despertar nos jovens o gosto pela natureza e consciencializar para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Sensibilizámos e capacitámos os participantes para a valorização dos recursos endógenos enquanto oportunidade de gerar novos negócios e emprego, estimulando neles as capacidades empreendedoras, na ótica da iniciativa, da inovação e criatividade, sendo este último objetivo comprovado pelas duas excelentes ideias de negócio apresentadas.

Os 8 alunos do 11º ano dos cursos de Multimédia e Turismo do AEA participaram nesta atividade que se desenvolveu em regime de Bootcamp ao longo de 4 dias.



O dia 15 marcou o final desta aventura que culminou com a apresentação dos projetos de empreendedorismo e entrega dos respetivos diplomas de participação. Estiveram presentes nesta sessão de encerramento do projeto, o coordenador do projeto CLDS 4G Arganil, Rui Reis. o Vereador do Ambiente e Educação, Luis Almeida; a Vereadora da Juventude, Elisabete Oliveira; a Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares; da Escola Superior Agrária de Coimbra, a Dra. Marta Lopes.


Projeto Cofinanciado pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE.
Entidade Promotora: Município de Arganil;
Entidade Coordenadora Local da Parceria: Centro Social e Paroquial de Côja