Ação + Proximidade

O CLDS 4G Arganil “Capacitar o Presente, Consolidar o Futuro”, através da ação + Proximidade, encontra-se a desenvolver trabalho de terreno desde o dia 21 de Março.
Trata-se de uma ação realizada em parceria com várias entidades e serviços públicos e tem como objetivo incrementar o contacto e acesso da população com os serviços, contribuindo desta forma para a diminuição do isolamento e da exclusão social dos destinatários através de um acompanhamento de proximidade.
Neste sentido, numa primeira fase, colaborámos com o município de Arganil através da ação “Fique em Casa! Nós Fazemos Chegar!”. Esta ação teve como objetivo a entrega de medicamentos, bens alimentares e bens de primeira necessidade a idosos e pessoas em situação de isolamento e quarentena provocadas pela pandemia de COVID-19.
De igual forma, fruto das fragilidades sociais provocadas pela pandemia de Covid-19 e face ao reforço do apoio do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC) por parte do Instituto da Segurança Social, foi-nos solicitado que procedêssemos à caraterização social dos agregados familiares a apoiar pelo programa. Neste sentido, o projeto tem vindo a avaliar e encaminhar os agregados com critérios de elegibilidade para integração no programa através de uma estreita articulação com o técnico da Segurança Social Local.
Ainda no âmbito do apoio social à população, o projeto foi parceiro da Congregação de São Vicente Paulo, tendo colaborado nas avaliações sociais solicitadas pelo Banco Alimentar Contra a Fome, inseridas na Rede de Emergência Alimentar: Ajudar Não Pode Parar.
Desde Março o projeto tem vindo a identificar, avaliar e encaminhar os agregados familiares com insuficiência de rendimentos e carência de bens de primeira necessidade, recorrendo aos vários parceiros da rede social para colmatar e minimizar as desigualdades sociais das famílias.
O CLDS 4G Arganil agradece assim a todos os parceiros que connosco tem colaborado e congratula-se pela forte rede social que o concelho apresenta, potenciando desta forma a promoção do bem-estar de todos aqueles a quem dirigimos a nossa intervenção neste momento particularmente difícil.